A Lenda do Fio Vermelho do Destino


Se você assiste muitos animes ou séries asiáticas (como eu, por sinal 😆), provavalmente já ouviu falar de um tal "fio do destino", que conecta a vida de duas pessoas destinadas a se encontrarem, independentemente do tempo, lugar ou circunstância. Diz-se que esse fio pode se esticar ou emaranhar, mas não se partirá.

De forma geral, o conceito de um casal destinado a se encontrar é comum a outras culturas também. No caso da cultura ocidental, temos a ideia de "almas gêmeas" e a lenda do "cupido". 

A lenda do fio do destino é de origem chinesa, tendo sua ideia principal praticamente inalterada tanto na China quanto no Japão, sendo que a diferença reside no local onde o fio é amarrado: no tornozelo na China, e no dedo mindinho no Japão.

Na versão chinesa, o responsável pelo destino amoroso dos mortais é o imortal Xia Lao Yue, conhecido como "casamenteiro", que une o casal amarrando o fio vermelho em seus tornozelos.   

Conta a lenda que, havia um menino que em certa noite encontrou um homem velho sob uma árvore, e este lhe diz ter amarrado um fio em seu tornozelo que o conectava a uma menina que um dia seria sua esposa.

O menino então, quando viu a menina na outra ponta observando o céu noturno, sendo muito novo e não querendo saber de casamento atirou uma pedra no rosto dela para mantê-la longe para sempre. Depois ele correu para casa, emaranhando o fio que não mais podia ver.

Anos mais tarde esse menino se tornou um belo homem, mas que não encontrava uma moça que lhe agradasse para se casar. Então um dia passando pelo vilarejo viu a silhueta de uma mulher e pensou que ela seria sua alma gêmea.

Segundo um arranjo feito por seus pais eles se casaram, mas a moça se recusava a tirar o véu que lhe cobria o rosto por vergonha de uma cicatriz na sobrancelha causada pela pedra atirada por um menino anos atrás.

O rapaz lembrou-se então do ocorrido com o velho, e ao retirar o véu de sua esposa deparou-se com a mulher mais bela que já havia visto. Dessa forma ele compreendeu que não adiantava fugir do destino, pois ele sempre será cumprido.

Essa lenda aparece em várias obras, como o famoso filme de 2016 de Makoto Shinkai "Kimi no Na Wa" (Your Name, em inglês), na série de TV "Ashes of Love"[1] (baseada na novel "Heavy Sweetness: Ash-Like Frost"), no anime "Naruto"[2], no anime "Inuyasha"[3] e no filme "Akai Ito"[4] (que também tem uma série de TV com o mesmo nome).

Na série "Ashes of Love", a função de casamenteiro é desempenhada por um imortal raposa de personalidade muito alegre e engraçada. Ele vive no Reino Celestial em um lugar chamado de "Lar das Almas Gêmeas" (escolha certeira de nome 👌), onde vemos que ele tem de selecionar os fios e desemaranhá-los, além de receber muitas cartas dos mortais pedindo por um par ideal.


****

Já na versão japonesa o fio é chamado de "akai ito" e é amarrado no dedo mindinho dos casais destinados. Segundo essa versão não importa quantos relacionamentos se tenha, a verdadeira experiência de amor só pode ser sentida com a pessoa na outra ponta do fio. Também se diz que quanto mais longe e emaranhado o fio, mais doloroso e longo o caminho será esse encontro; e quanto mais perto e esticado, mais próximo e feliz será o encontro.

No filme "Kimi no Na Wa" essa lenda aparece atrelada ao conceito de "musubi"[5], que como explicado no filme representa "união", mas também representa a passagem do tempo, a conexão com as pessoas e o entrelaçar dos fios (podemos dizer que são todos subconceitos do conceito maior de "união"). Isso mostra que a conexão pode ir muito além da esfera amorosa.


Assista: Netflix

No xintoísmo "musubi" é o poder de se tornar ou da criação, e está associado com três deuses (kamis):  Takami-musubi no Kami; Kami-musubi no Kami; e Ame no Minaka-nushi no Kami. Mas alguns estudiosos acreditam que os dois primeiros sejam manifestações do terceiro, Ame no Minaka-nushi no Kami.

É isso por hoje! E você, conhece algum outro detalhe sobre essa lenda? Deixe nos comentários.


Notas:

Informações sobre a lenda: Akai Ito: O fio vermelho do destino 

Informações sobre "musubi" no Xintoísmo: Britannica

[1] Assista "Ashes of Love": Netflix | Rakuten VIKI

[2] Assista "Naruto": Netflix (Naruto Clássico) | Netflix (Naruto Shippuden)

[3] Assista "Inuyasha": Super Animes | Super Animes (Inuyasha Kanketsu-hen)

[4] Série "Akai Ito": Blog 

[5] Definição da palavra (inglês): JLearn


Comentários