[Resenha]: Ashes of Love - série e novel
Kon'nichiwa miina-san!
Hoje vou fazer uma pequena resenha comparativa das duas versões de "Ashes of Love": a série de TV e a obra original intitulada "Heavy Sweetness: Ash-Like Frost" (que estou traduzindo e você pode ler aqui).
Eu conheci a história através da série na Netflix, então como não conhecia a obra original, eu gostei bastante da obra. O que acontece é que, quando eu descobri a novel e terminei a leitura, eu percebi que minha opinião sobre a série de TV decaiu um pouco pois, algumas coisas faziam mais sentido no original do que na adaptação. Sem falar que eu também gostei mais do Xu Feng da novel.
Dito isto, vou agora tentar resumir as partes que acho mais pertinentes para comparar e pontuar qual achei melhor e o por quê.
Aviso:
Esse post pode conter spoilers, então leia por sua conta e risco se ainda não assistiu a série ou leu a obra. Dito isso, vamos em frente!
A introdução da história
Bem, o início é bem similar nas duas obras, introduzindo a história do dia em que a personagem principal (Jin Mi) nasce e sua mãe, a deusa Zi Fen, morre no Palácio Floral. A seguir temos a parte em que Xu Feng (o Deus do Fogo) cai no Reino Floral e encontra Jin Mi. É na parte em que ele acorda e acontece a interação entre eles que comecei a notar algumas diferenças.
Os personagens:
Xu Feng
Na série eu achei o Xu Feng bem mais bonzinho do que na novel, já que na novel, logo na primeira conversa dos dois ele já ordena que ela traga pra ele o café da manhã sem demora enquanto que na série ela é que se oferece para o serviço. Além de vários outros episódios em que ele é bem bruto com ela, chegando até a mordê-la ao ponto de arrancar sangue!
Outra característica do Fênix é que ele é bem mais preparado para lidar com as situações que aparecem, mesmo quando um certo alguém o trai e tenta "esfaqueá-lo pelas costas" (e não, eu não estou falando da cena que você, que assistiu a série pensou, mas sim falei em sentido figurado).
Jin Mi
Ah, a nossa querida protagonista! Ela na série é bem mais inocente do que insensível, como uma criança que não tem noção das coisas, mas não pretende machucar ninguém. Já na novel ela é bem mais descarada, parece mais alguém que busca acima de tudo sair na vantagem do que alguém inocente (apesar dela ser bem ingênua para coisas relacionadas a relacionamento e sentimentos afetivos). Inclusive ela tem o hábito de sair por aí usando frases duvidosas que ela ouviu de alguém.
Run Yu
Na série ele parece bem mais bonzinho, e a impressão que me passou foi que ele foi se corrompendo com o tempo, e chegou em um ponto (principalmente quando se passa o arco do Reino Humano) onde ele foi forçado ao limite dele, com tudo que aconteceu com a mãe dele e entre a Jin Mi e o Xu Feng. Parecia que foram as circunstâncias que foram surgindo que desempenharam um papel vital na corrupção dele. Já na novel, ele parece bem mais frio e calculista desde o princípio. Ele se aproxima da JinMi já na intenção de usar ela e acaba se apaixonando por ela no meio do caminho, o que na série ocorre diferente (ele conhece um pouco de calor com a JinMi quando a conhece e só depois passa a saber quem ela é e ter intenção de usá-la).
Obs.: não vou me alongar muito nos outros personages porque eles não aparecem tanto, a obra foca bastante nos personagens "realmente" importantes para a trama. Só vou pontuar o seguinte:
- Os imperadores celestiais: na novel eles não tem tanto destaque quanto na série, especialmente a imperatriz, que foi quase a principal vilã durante boa parte da história. Um pequeno SPOILER (quando a imperatriz tenta matar a Jin Mi pela última vez, a nossa insensível protagonista é quem fala que está esperando o filho do Fênix, e não o próprio Fênix como na série, o que pra mim foi uma gafe dos roteiristas da série porque não fez tanto sentido quanto fez no original).
- A princesa de Bian: na série ela ama um personagem que não existe na novel, então vocês já podem imaginar de quem ela gosta na obra original (basta lembrar quem tem o título de mais belo dos 6 Reinos); fora esse fato ela também não aparece muito.
- Mestre Pu Chi: por alguma razão na novel eu fiquei muito mais desconfiada das intenções dele, eu nunca tinha certeza se ele realmente estava a fim da Jin Mi ou não.
- Reino Floral: o pessoal daqui também não aparece muito depois que a Jin Mi deixa o Espelho D'Água; mas um fato interessante sobre a Chefe deles (a Peônia) é que a personalidade dela parece bem mais fria na novel, ela é quase um bloco de gelo de tão fria; outro fato que pode ter contribuído para a Jin Mi ser mais fria na novel é a inexistência da amiga dela que morreu na série, a Rou Rou.
- O Deus da Lua: esse personagem é provavelmente o que mais se mantém homogêneo nas duas versões, com a sua personalidade brincalhona e suas tentativas de ensinar a JinMi sobre amor com aqueles livros dele.
- Sui He: Na série ela é uma das principais vilãs, como você que assistiu como eu provavelmente adivinhou logo no início. Contudo no original ela não existe, então não tem nada para comparar sobre essa personagem.
A ordem cronológica:
Na série a parte que eu menos gostei e assisti bem rápido foi o arco do Reino Humano, que está localizado no meio da história. Mas essa parte da história, na novel, não incomoda tanto pelo simples fato de estar localizada no fim da obra, como um dos "epílogos" (que são 4 e contam como partes extras da obra, sem interferirem na trama principal).
Então se você não quiser ler, não precisa. Eu mesma pulei alguns e li só o que me interessava hahaha.
Os sentimentos de Jin Mi:
Na série vemos que Jin Mi passa a reconhecer seus sentimentos após a pílula desaparecer de seu corpo e ela se encontrar com seu "eu" interno.
Obs: eu sei que ela admite amá-lo após a experiência no Reino Humano, mas como ela só se lembrava desses sentimentos em sua encarnação humana, ela se convenceu que seu verdadeiro "eu" não o amava de verdade.
Mas no original a pílula dela só se rompe uma vez (quando é destruída por completo), quando ela mata seu amado Xu Feng. E mesmo não possuindo mais a pílula em seu corpo, ela ainda não consegue reconhecer seus sentimentos. Isso pra mim fez muito mais sentido do que na forma mostrada na série. A razão pra isso é simples: como você reconhece algo que você não podia sentir antes? Se algo é totalmente novo e desconhecido, não faz mais sentido que a compreensão e reconhecimento só sejam possíveis após cuidadosa análise e um tempo experimentando o sentimento?
Achei que na série a compreensão de que ela o amava foi muito rápida para alguém que "supostamente" era insensível ao amor e nunca tinha experimentado o sentimento. Apesar disso, há de se considerar que na série aparentemente ela começa a ter sentimentos por outra pessoa (de forma fraternal, é claro) com sua melhor amiga a fada Suculenta Rourou
Considerações Finais
De forma geral eu gostei bem mais da Novel, por que achei que algumas coisas tiveram uma explicação mais lógica do que na série. Mas com relação a alguns detalhes, como o fato de todas as mulheres estarem apaixonadas pelo Fênix, eu prefiro a série (pô, não é possível que todas tenham o mesmo gosto, cadê a diversidade?).
Então para mim, a novel seria a vencedora aqui. Mas vale a pena assistir a série também.
Nota da história: 3.8/5
E você, já assistiu ou leu a obra? Compartilhe a sua opinião.
XOXO.
Comentários
Postar um comentário